Rolamento Dinâmico Em Helicópteros

– Capotamento em helicóptero pode surpreender o piloto mais experiente – 

Um helicóptero em serviço aeromédico estava iniciando a decolagem para o pairado quando foi envolto por uma nuvem de poeira levantada pelo rotor. O piloto comandou o pouso, aguardou a poeira se dissipar e tentou decolar novamente. Envolto outra vez pela poeira, agora o helicóptero se moveu lateralmente e tocou um dos esquis no solo, capotando e sofrendo danos graves. Este tipo de acidente, ainda pouco compreendido e muito mais frequente do que se imagina, chama-se rolamento dinâmico e pode acontecer com qualquer piloto, independente da sua experiência, do tipo de helicóptero ou de operação que realiza. Alguns manuais de operação alertam que o grande perigo do rolamento dinâmico vem da sua característica de ocorrer dentro da faixa que normalmente se permite durante o voo. Em outras palavras, o aparelho pode ser colocado nesta condição bem antes que o piloto possa reconhecer.

Um helicóptero pode capotar em duas situações: quando se excede o ângulo de rolamento estático ou o de rolamento dinâmico. O primeiro é aquele para o qual um objeto deve ser inclinado de modo que o seu centro de gravidade fique diretamente sobre o ponto de apoio (figura 1). Se estiver inclinado além deste ângulo, o objeto capota. Se estiver em ângulo menor, retorna à posição de repouso. Para a maioria dos helicópteros, o rolamento estático acontece entre 30 e 35 graus e dificilmente é atingido em operação normal perto do solo. 

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